Olhar Direto

26/12/2010
Olhar Direto
 
Jerusalém e Belém recebem turistas
 
Cristãos, muçulmanos e judeus celebram união, paz e amor na terra santa
 
A nevasca que atinge a Europa neste final de semana e que causa o fechamento dos principais aeroportos do velho continente impediu a chegada de cerca de 25 mil turistas a Jerusalém e a Belém, no território da Palestina, para as festividades de Natal. O problema, porém, não diminuiu a magia e a fé dos milhares de visitantes que escolheram a terra santa para celebrar o 25 de dezembro.

As cidades sagradas para muçulmanos, cristãos e judeus receberam gente de todo o mundo, inclusive muitos brasileiros. Mesmo com a redução do número de turistas, o movimento nas duas cidades ainda é grande neste final de ano. Em Belém, a noite de Natal foi comemorada em frente à Basílica da Natividade, erguida sobre a gruta onde Jesus de Nazaré teria nascido há exatos 2010 anos.

Além de abrigar uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo, Belém, com mais de 5 mil anos de fundação, é também a cidade natal do Rei Davi, fundador do primeiro império judeu. Localizada há 10 km a sul de Jerusalém, Belém foi ocupada inúmeras vezes em sua história por civilizações como as dos samaritanos, bizantinos, gregos e romanos. Atualmente é habitada basicamente por árabes que se dividem entre o cristianismo e a maioria pregadora do islã.

Jerusalém
Cercada por intenso, mas discreto, aparato militar, Jerusalém, que assim como toda a Palestina é controlada por forças militares israelenses, teve um fim de semana de paz e celebração. Como acontece sempre nesta época, a cidade antiga recebeu milhares de fiéis em busca dos aromas das quitandas, da beleza e excentricidade de suas milenares ruas estreitas e da aura celestial das igrejas, mesquitas e sinagogas.

Uns dos pontos de maior interesse em Jerusalém são, sem dúvida, os 14 trechos descritos no Novo Testamento como o caminho percorrido por Jesus até a sua crucificação, a Via Dolorosa. O trajeto percorrido pelo messias começa no Portal dos Leões e termina no monte do calvário, onde hoje existe a Basílica do Santo Sepulcro.

A igreja é um complexo de templos e imagens sacras e corredores que foi demarcado como o local o filho de José foi crucificado, sepultado e onde ressuscitou no domingo de páscoa.

Quem visita Jerusalém pode apreciar a beleza dos Portões que são a entrada da cidade, dentre eles os Portões de Damasco e de Jafa, O Muro das Lamentações, onde os judeus oram pelas inúmeras derrotas de seus impérios ao longo da história, o túmulo do Rei David e a Mesquita da Cúpula Dourada, que é um dos principais cartões postais da cidade.