Olhar Direto

22/12/2010
Olhar Direto
 
Petra, a cidade esculpida nas montanhas da Jordania
 
Cidade foi palco de Indiana Jones e a Última Cruzada
 
Com o encerramento do Mundial de Clubes da FIFA, que mobilizou a imprensa do mundo inteiro em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, entre os dias 8 e 18 de dezembro, o Olhar Direto publica a partir de hoje uma série de reportagens especiais sobre alguns dos roteiros mais procurados pelos turistas que visitam o Oriente Médio.

A reportagem de hoje conta a história da fascinante cidade de Petra, localizada há 260 quilômetros de Amman, capital da Jordânia, e um dos mais bem preservados sítios arqueológicos da humanidade. Na década de 80, a cidade ganhou notoriedade ao servir de palco para as aventuras de Harrison Ford nas filmagens de Indiana Jones e a Última Cruzada (1989).

Construída pelos nabateus há cerca de 2200 anos, Petra é hoje é um dos principais pontos turísticos deste país árabe que faz fronteira a oeste com Israel, ao norte com a Síria, a leste com o Iraque e ao sul com o Egito. Oriundos de povos beduínos da península arábica e do norte da África, os antigos e extintos nabateus fundaram Petra em região estratégica que era rota do comércio entre a China e a índia para os portos do mediterrâneo.

Como o próprio nome revela, Petra foi inteiramente esculpida nas montanhas da região. Seguindo os rituais da época, seus fundadores construíram templos que serviam de tumbas para depositar os corpos de membros das famílias reais. Além dos inúmeros templos espalhados pela cidade, há cavernas bem preservadas que serviam de moradia, um anfiteatro ao estilo romano e locais onde eram realizados rituais de sacrifício humano.

Por todo o esplendor preservado que se revela aos turistas, Petra foi declarada Patrimônio da Unesco em 1985 e escolhida como uma das sete novas maravilhas do mundo em 2007. Suas ruínas foram redescobertas em 1812 quando o aventureiro suíço Johann Burckardt encontrou o local.

Petra foi palco de muitas histórias. A mais famosa passagem bíblica onde Abraão, como prova de devoção a Deus, quase sacrificou seu filho que foi salvo por um anjo, aconteceu nas montanhas de Petra.

A tumba do profeta Arão, um local sagrado para os muçulmanos, é conservada até hoje. Em homenagem ao profeta, anualmente, uma cabra é sacrificada, pois muitos peregrinos acreditam que a Tuma carrega o espírito do profeta Arão.

Outro monumento magnífico, da época do rei Areta IV (84-85 A.C) é o Tesouro do Faraó, local onde, segundo a Bíblia, Moisés foi o responsável pela formação do vale, pois ao bater com o seu cajado fez a rocha para brotar água e dar a beber ao povo de Israel que estava a caminho da Terra Prometida.

Para entrar na cidade, o visitante paga o equivalente a R$ 130 (50 dinares). O passeio a pé por toda a cidade dura em torno de duas horas e meia. Alguns trechos podem ser feitos no lombo de camelo, burro ou cavalo. Para o passeio “motorizado” é preciso negociar o preço com os beduínos que habitam a região. Todos falam inglês fluentemente e até arriscam palavras em portunhol para agradar os turistas. Salam Maleiko.