Olhar Direto

17/12/2010
Olhar Direto
 
Presidente da FIFA diz que Mazembe é candidato ao título
 
Blatter elogiou energia do time africano
 
O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) Joseph Blatter, acredita que o Mazembe, do Congo, tem boas chances de ser campeão do Mundial de Clubes, neste sábado (18), em Abu Dhabi. O dirigente concedeu entrevista coletiva às 11h (5h da manhã no Brasil) desta sexta-feira, no Estádio Zayed Sports City, palco da final.

Blatter organizou, em 1966, o primeiro campeonato regional da África e não esconde que sempre defendeu a expansão do futebol no continente. Ele destacou o fato do finalista contar com nove titulares nascidos no Congo, identidade que dá maior fôlego ao time, forte na marcação e veloz no contra-ataque.

“Isso foi visível no jogo contra o Internacional. A energia dos jogadores é impressionante” disse. Outro fator dá credito a equipe que venceu o Inter por 2 x 0 na semifinal: 11 atletas jogam na Espanha.

Diplomático, Blatter elogiou a legião estrangeira do Internazionale. Citou nomes como o camaronês Eto, os brasileiros Lúcio e Júlio Cesar, argentinos e italianos. “Será um grande jogo, podemos ter surpresas”.

Mundial de Clube no Japão

O presidente da FIFA aproveitou a coletiva para elogiar a hospitalidade dos árabes aos times e torcedores e destacou a boa organização do mundial. “Não tenho ressalvas a fazer”, disse.

O Japão sediará o torneio nos dois próximos anos. Com experiência na realização de grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, o país terá de manter a boa impressão deixada pelos Emirados Árabes.

Blatter tenta a reeleição. Presidente da FIFA desde oito de junho de 1998, ele lançará a candidatura oficial nos próximos dias. A votação ocorre no dia três de junho de 2011, em Zurique, na Suiça. “Meu tempo no futebol ainda não acabou” concluiu.