Olhar Direto

Oriente-se

16/12/2010
Olhar Direto
 
Sol, mar e tradição andam juntas em Abu Dhabi
 
Emirados Árabes é um país de fortes contrastes culturais
 
Apesar do calor, o traje típico se faz presente na praia
Um dos lugares mais procurados em Abu Dhabi é a Corniche Beach, uma enseada com mar sem ondas localizada na área norte da cidade e considerada um bom lugar para descansar. Praia preferida dos turistas europeus que visitam a capital dos Emirados Árabes, a orla é cercada por hotéis e prédios construídos recentemente, que dão um aspecto ultra-moderno ao local.

Corniche Beach tem uma área pública e dois trechos privados para as famílias de origem islâmica de Abu Dhabi. A idéia é preservar a integridade das mulheres árabes. As adultas não usam traje de banho. Mesmo com o calor de 30 graus, a indumentária tradicional obrigatória. Para entrar nas áreas privadas, o turista paga 10 Dirhans, o equivale a R$ 5.

A praia tem infra-estrutura com bares, pubs, cafés, Internet sem-fio e também salva-vidas de prontidão. As águas de um azul hipnotizante, apesar de calmas, trazem perigos aos banhistas. Poucos se arriscam devido à profundidade do balneário, que avança rapidamente.

“As águas são traiçoeiras e muitas pessoas se arriscam, pincipalmente após as refeições”, explica mo salva-vidas Chandana Sri Lal, que veio do Sri Lanka há três anos para tentar uma vida melhor neste místico país islâmico.