Olhar Direto

12/12/2010
Olhar Direto
 
A estratégia do passional Fernando Carvalho
 
Dirigente diminui ansiedade com trabalho
 
Alexandre Lops: Fernando Carvalho no museu do Internacional em Porto Alegre
Fernando Carvalho já escreveu seu nome na galeria de inestimáveis do Internacional. Foi com ele que o clube ganhou projeção mundial. Também foi o advogado, prestigiado entre seus pares, que deu ao clube do povo um novo patamar competitivo, dentro e fora dos gramados. Mas há nele outro valor reconhecido de longe: é colorado visceral, e não esconde a ansiedade antes dos jogos.

Em conversa com o jornalista Felipe Silveira, da assessoria de imprensa do Inter, Carvalho confessou o nervosismo de véspera. “Tenho dificuldade para dormir. Fico muito ansioso, não tem como ser diferente”, disse.

Fernando Carvalho controla os nervos acompanhando de perto os bastidores em Abu Dhabi. Ele participa de tudo que está relacionado à concentração dos jogadores, seja em reuniões com atletas e comissão técnica, ou na condução de todos os detalhes inerentes a tamanho desafio. Foco aprimorado para a partida contra os africanos do Mazembe, na terça-feira, jogo no Estádio Mohammed Bin Zayed.

“Não abro mão desta postura. Não quero nem conversar de outra coisa que não seja sobre o Mazembe ou o Mundial. Não sinto nem vontade de conhecer a cidade ou sair para jantar em outro restaurante que não seja o refeitório do Inter. Para se ter sucesso em qualquer atividade é preciso cuidar de tudo com máxima dedicação”, disse o presidente à reportagem do Inter.

Os torcedores que conhecem Fernando Carvalho identificam nele outra postura digna de um colorado de quatro costados. Ele sabe festejar uma conquista. Foi assim após o apito final no título mundial em 2006 quando o então presidente rasgou o protocolo e dançou em plena tribuna de honra.

Ele estava ao lado do presidente da FIFA, Joseph Blatter, e dos dirigentes derrotados do Barcelona. Faz bem o Inter manter Carvalho bem perto.