 |
Mesquita pode ser visto de diversos pontos da cidade |
Abu Dhabi completa neste ano 39 anos de emancipação política do império britânico. Nos últimos dez anos a cidade se modernizou muito, inúmeros arranha-céus foram erguidos e a tradição muçulmana acompanhou este crescimento vertiginoso sem perder importância.
Por toda a capital é possível ver as mesquitas, os locais para oração na região islâmica. Nenhuma destas, porém, se compara à Mesquita Sheik Zayed.
Disparado é o monumento mais famoso da cidade e sua construção foi dedicada ao Sheikh Zayed bin Sultán al Nahyan, fundador e primeiro presidente do país, falecido em 2004 e enterrado na mesquita.
É a terceira maior mesquita do mundo e desde 2008 está aberta a visitantes não muçulmanos. A construção tem capacidade para abrigar 30 mil pessoas. Possui 57 cúpulas decoradas com mármore branco e mais de mil colunas banhadas a ouro.
O interior da mesquita possui maravilhosas obras com desenhos, como o maior tapete do mundo, de mais de 5,6 mil metros quadrados, 47 toneladas, feito totalmente a mão por mais de 1,3 mil pessoas.
Não é permitido entrar na mesquita de bermuda. Para o visitante descuidado, a administração do tempo dispõe de túnicas brancas para os homens e de cor preta para as mulheres, que são obrigadas a usar a vestimenta. É uma parada obrigatória para quem for visitar Abu Dhabi.
|